Aluno como
protagonista
Esquema da sala de aula tradicional |
O processo de
aprendizagem tradicional, em que o professor repassa um conteúdo pronto para os
alunos que nunca foram questionados sobre a vontade de aprender, vem sendo
transformado. Ao colocar o aluno apenas como receptor de determinados
conhecimentos, a escola está limitando a capacidade dele de conectar seus
conhecimentos prévios e vivências ao conteúdo escolar e debatê-los.
Aluno desinteressado |
Nesse sentido,
poderiam ser adotados propostas pedagógicas voltadas à
valorização da
aprendizagem ativa e o espírito investigativo, criando condições para que o
aluno seja autor e ator no processo de aprendizagem. Mas, por onde começar?
Professor como protagonista. |
O professor
pode sugerir aulas mais interativas, onde o aluno pode trocar informações com
os demais e trazer experiências para a sala de aula. Dessa maneira, a aula se
tornaria mais interessante, chamando mais a atenção do educando. Muitas vezes
aquilo que o professor explica em aula não é compreendido pelo público, e ao
trocar
informações com o colega, consegue entender o conteúdo, isso é
absolutamente normal e confirma a importância não só da participação da
criança, mas também da sua inserção como protagonista da aula, através de
pequenas peças teatrais, apresentações, rodas de conversa, contação e
recontação de histórias, e várias outras maneiras mais. Essa maneira de
ensinar, pondo o aluno como protagonista se chama educação invertida, onde o
professor não mais é o foco da aula, e sim o aluno. Essa prática pode e deve
começar desde cedo, sendo mais intensificado nos anos iniciais do ensino
fundamental, junto a fase de alfabetização da criança.
Mesas redondas proporcionam o contato entre os alunos. |
Dentro dessa
temática, a literatura está inteiramente presente. Os
livros infantis e
infanto-juvenis trazem histórias pelas quais nos fazem voar, aprender
brincando. Sem contar que muitos deles trazem informações importantes para
agregar ao repertório do aluno, possibilitando o desenvolvimento de atividades
descontraídas e divertidas, tornando a aula mais prazerosa.
Troca de informações (Aula diferenciada) |
Referência Bibliográfica:
COLÉGIO MARUPIARA. Alunos como
protagonistas do aprendizado. Disponível em: <http://www.marupiara.com.br/alunos-como-protagonistas-do-aprendizado/>. Acesso em: 27/09/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário