terça-feira, 25 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO INVERTIDA

Aluno como protagonista

Esquema da sala de aula tradicional
O processo de aprendizagem tradicional, em que o professor repassa um conteúdo pronto para os alunos que nunca foram questionados sobre a vontade de aprender, vem sendo transformado. Ao colocar o aluno apenas como receptor de determinados conhecimentos, a escola está limitando a capacidade dele de conectar seus conhecimentos prévios e vivências ao conteúdo escolar e debatê-los.
Aluno desinteressado
A ideia é que haja um novo processo de educação em que as experiências pessoais são consideradas e servem como conteúdo de aprendizado. Dessa maneira, o aluno pode sim compartilhar os seus conhecimentos aos demais colegas de classe, afinal, ele não aprende só na escola. Através dessa troca de informações, não apenas os alunos, mas o professor também aprende, pois, as vivências são diferentes e variam de pessoa a pessoa.
Nesse sentido, poderiam ser adotados propostas pedagógicas voltadas à
Professor como protagonista.
valorização da aprendizagem ativa e o espírito investigativo, criando condições para que o aluno seja autor e ator no processo de aprendizagem. Mas, por onde começar?
O professor pode sugerir aulas mais interativas, onde o aluno pode trocar informações com os demais e trazer experiências para a sala de aula. Dessa maneira, a aula se tornaria mais interessante, chamando mais a atenção do educando. Muitas vezes aquilo que o professor explica em aula não é compreendido pelo público, e ao trocar
Mesas redondas proporcionam
o contato entre os alunos.
informações com o colega, consegue entender o conteúdo, isso é absolutamente normal e confirma a importância não só da participação da criança, mas também da sua inserção como protagonista da aula, através de pequenas peças teatrais, apresentações, rodas de conversa, contação e recontação de histórias, e várias outras maneiras mais. Essa maneira de ensinar, pondo o aluno como protagonista se chama educação invertida, onde o professor não mais é o foco da aula, e sim o aluno. Essa prática pode e deve começar desde cedo, sendo mais intensificado nos anos iniciais do ensino fundamental, junto a fase de alfabetização da criança.
Dentro dessa temática, a literatura está inteiramente presente. Os
Troca de informações
(Aula diferenciada)
livros infantis e infanto-juvenis trazem histórias pelas quais nos fazem voar, aprender brincando. Sem contar que muitos deles trazem informações importantes para agregar ao repertório do aluno, possibilitando o desenvolvimento de atividades descontraídas e divertidas, tornando a aula mais prazerosa.

    Referência Bibliográfica:

  COLÉGIO MARUPIARA. Alunos como protagonistas do aprendizado. Disponível em: <http://www.marupiara.com.br/alunos-como-protagonistas-do-aprendizado/>. Acesso em: 27/09/2016

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