Diferenciando os gêneros literários
Ao começar a introduzir o hábito de leitura no aluno, o professor deve introduzir conceitos sobre os diferentes tipos de gêneros literários para que ela possa assimilar os textos aos seus gêneros, pois cada um tem uma forma diferenciada de escrita, começando pelo poema e conto que tem formatações distintas.
Os gêneros literários foram definidos por Aristóteles, em sua obra: Arte Poética na Antiguidade greco-romana, quando também surgiram as primeiras manifestações poéticas da cultura ocidental.
Existem três tipos de gêneros: narrativo, lírico e dramático. Será focado aqui no gênero narrativo. No gênero narrativo, também conhecido como épico, há a presença de:
Narrador: aquele que conta, narra a história.
Exemplos: Era uma vez, Certo dia...
Personagens: podem ser pessoas, animais ou até mesmo objetos que participam da história, realizando ações.
Exemplos: Maria, João, Coelho...
Espaço: Local ou locais em que ocorre a história.
Exemplos: na escola, no quintal, em casa...
Tempo: Cronológico. Momento em que ocorre a história.
Exemplos: pela manhã, à tarde...
Pertencem a esse gênero várias modalidades, dentre elas, podem ser destacadas alguns para serem trabalhadas com alunos de 1º a 5º ano:
Fábula: Os personagens são animais que pensam e se portam como seres humanos. As fábulas terminam com moral, podendo estar explícita ao final da história ou implícita no próprio texto.
Conto: Histórias curtas, que na maioria das vezes é iniciada por “Era uma vez” e terminadas por “E foram felizes para sempre!”
Crônica: Geralmente são histórias humorísticas que relatam o cotidiano do personagem.
Poema e Poesia: São textos repletos de rimas, organizados em versos e estrofes.
Referências Bibliográficas:
GÊNEROS literários: Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/generos-literarios/. Acesso em: 11/10/2016.
FÁBULA, parábola e Apólogo: Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/fabula-parabola-e-apologo/. Acesso em: 11/10/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário