Como iniciar o processo de produção textual
Roda de conversa |
Chapeuzinho vermelho |
Um caçador que passava por ali aproveitou que o lobo estava em sono profundo, tirou a vovó de dentro da barriga do lobo, e encheu a sua barriga de pedras. Todos viveram felizes para sempre!”
Fez sentido a história? Possivelmente os alunos dirão que faltam muitas partes: como a chapeuzinho encontrou o lobo, como ele chegou à casa da vovó antes dela, ditar que ele comeu a vovó, citar as três perguntas que a chapeuzinho fez a ele e de que maneira o caçador chegou até ali. Dessa maneira fica mais fácil de compreender a importância de um começo, de um meio e de um fim de uma história. O professor pode também dar outros exemplos com outras histórias tirando o início ou o fim para os alunos identificarem o que falta. Assim eles compreenderão a importância dessas três partes. A partir daí, pode-se começar a produzir uma história, uma sugestão é uma atividade que nomeio como ciranda literária.
Ciranda Literária
Desenvolvimento da atividade: Num saquinho conterá palavras diversas, pelas quais deverão ser sorteadas pelos alunos (que estarão dispostos em uma roda) para a confecção de uma história coletiva. Um aluno começa a história sorteando uma das palavras do saquinho. Essa deverá comparecer no trecho em que ele inventar. Ao iniciar, o próximo continua do momento em que o colega parou, e assim sucessivamente até o fim da história. Enquanto contam, o professor da turma ou até mesmo um aluno a registra. A mesma deve ser lida e relida a todo o momento pra que eles identifiquem o que falta, completando-a de forma coerente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário