terça-feira, 25 de outubro de 2016

PRODUZINDO TEXTO

Como iniciar o processo de produção textual

Roda de conversa
Assim que os alunos já souberem os que são os gêneros textuais, como são compostos e diferenciá-los, além da importância da leitura e o que esse hábito trás de benefício, falta entender que uma história deve ter um início, um meio e um fim. Para isso, o professor pode se utilizar de exemplos contando algumas histórias já conhecidas por eles (como contos de fadas) tirando partes da mesma, para que eles percebam que não há sentido algum se cortar algumas partes. Aqui vai um exemplo:
Chapeuzinho vermelho
“Era uma vez uma menina graciosa, conhecida por chapeuzinho vermelho. Ela morava com a sua mãe e sempre visitava sua avó que morava numa casinha localizada na floresta. Um belo dia, chapeuzinho foi levar a ela uma cesta de guloseimas, e desobedecendo a sua mãe, resolveu seguir caminho pela floresta e não pela cidade. Eis que surge um lobo. Na casa da vovó chapeuzinho percebe que há uma coisa estranha com ela e lhe pergunta: Vovó, que olhos tão grandes você tem... E o lobo respondeu: É pra te comer!

Um caçador que passava por ali aproveitou que o lobo estava em sono profundo, tirou a vovó de dentro da barriga do lobo, e encheu a sua barriga de pedras. Todos viveram felizes para sempre!”
Fez sentido a história? Possivelmente os alunos dirão que faltam muitas partes: como a chapeuzinho encontrou o lobo, como ele chegou à casa da vovó antes dela, ditar que ele comeu a vovó, citar as três perguntas que a chapeuzinho fez a ele e de que maneira o caçador chegou até ali. Dessa maneira fica mais fácil de compreender a importância de um começo, de um meio e de um fim de uma história. O professor pode também dar outros exemplos com outras histórias tirando o início ou o fim para os alunos identificarem o que falta. Assim eles compreenderão a importância dessas três partes. A partir daí, pode-se começar a produzir uma história, uma sugestão é uma atividade que nomeio como ciranda literária.

Ciranda Literária

Desenvolvimento da atividade: Num saquinho conterá palavras diversas, pelas quais deverão ser sorteadas pelos alunos (que estarão dispostos em uma roda) para a confecção de uma história coletiva. Um aluno começa a história sorteando uma das palavras do saquinho. Essa deverá comparecer no trecho em que ele inventar. Ao iniciar, o próximo continua do momento em que o colega parou, e assim sucessivamente até o fim da história. Enquanto contam, o professor da turma ou até mesmo um aluno a registra. A mesma deve ser lida e relida a todo o momento pra que eles identifiquem o que falta, completando-a de forma coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário